blog_img_post_2

A Psicologia na Atenção Primária à Saúde

A Psicologia na Atenção Primária à Saúde (APS) é um assunto tecnicamente recente para abordagens e práticas clínicas. O processo de inserção da psicologia na atenção primaria da rede de saúde foi o marcador para a Reforma Psiquiátrica.

Considerando a atuação da Psicologia na APS, o processo de institucionalização ocorre com a implantação do Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família. Diversos movimentos da academia, dos sistemas de saúde e dos movimentos sociais mobilizaram esforços para pensar a atuação.

A atuação do psicólogo dentro da atenção primária pode ser construída em conjunto com uma equipe multidisciplinar de várias formas, a exemplo do que construímos hoje na Pleni Saúde – médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas juntos em prol da qualidade e bem estar do paciente.

E as ações se dão através do vínculo estabelecido com o paciente, como conhecer o contexto onde as pessoas vivem, as situações socioeconômicas para entender a realidade de cada paciente inserido na linha e a melhor forma de poder ajuda-lo efetivamente.          

Por fim, aponta-se que esse cenário de prática se mostra ameaçado pelas recentes mudanças nas políticas públicas de saúde.

13/01/2023
Postado por ivan moreira

Tag

Compartilhar

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Deixe um comentário

Faça sua busca

Categorias

Popular tag

plugins premium WordPress