blog_img_post_1

O que é Telessaúde & Telemedicina?

Com o avanço da tecnologia e com ferramentas cada vez mais elaboradas, a telessaúde representa o futuro da medicina e a revolução da saúde.

A discussão acerca dos serviços de saúde à distância acontece há muito tempo, mas apenas nos últimos anos voltou a entrar em foco, principalmente com o advento da pandemia.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios, é importante entender, de fato, o que é a telessaúde, e como ela funciona, especialmente no Brasil.

O que é a Telessaúde?

A telessaúde consiste em um sistema de prestação de serviços de saúde online, que pode ser aplicada em diversos setores, seja na área de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Basicamente, as operações, consultas e procedimentos que são realizados por vias digitais são considerados parte da telessaúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a telessaúde é a expansão e melhoria dos serviços médicos com a ajuda de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como aplicativos e computadores, voltando-se para a melhoria no atendimento tanto em redes públicas quanto em redes privadas. 

Além disso, é importante destacar que esse campo envolve não apenas médicos, como também outros profissionais da saúde, como psicologo, enfermeiros, nutricionistas e etc.

Qual a importância da telessaúde para a medicina?

Existem diversas áreas que estão sendo beneficiadas pela tecnologia, cuja importância aumenta a cada dia, sendo a telessaúde um destaque.

Esse campo promove a democratização e ampliação do acesso à serviços de saúde principalmente para aqueles que tem dificuldade de acesso.

Dessa forma, populações inteiras podem ser atendidas, mesmo em cidades pequenas, distantes ou ribeirinhas. Agora, não é mais necessário se locomover para receber atendimento eficiente.

Além disso, a telessaúde também permite que a tecnologia se torne parte das rotinas de saúde, proporcionando exames mais precisos, diagnósticos mais completos e tratamentos mais assertivos, mesmo à distância.

O que a telessaúde abrange?

A telessaúde tem grande amplitude, pois não conta apenas com consultas ou exames, por exemplo, mas sim todo o conjunto de serviços de saúde.

Por isso, para entender melhor como esse sistema funciona, vale a pena conhecer suas principais dimensões

Telediagnóstico

O campo de telediagnóstico busca aumentar o acesso aos laudos médicos à distância, possibilitando que diversos profissionais avaliem o mesmo documento.

Dessa forma, é possível obter um resultado mais preciso e completo, permitindo tratamentos assertivo e rápidos.

Além disso, o paciente também não precisa fazer vários retornos para saber os resultados.

Teleducação

Esses serviços incluem atividades educacionais à distância, tanto entre profissionais como para o paciente.

A educação em saúde é extremamente importante para aumentar a adesão aos tratamentos, melhorar a relação equipe paciente e trazer resultandos positivos para o acompanhamento.

Em relação aos profissionais, é importante para mante-los sempre atualizados dos protocolos e novidades de tratamento.

Telemonitoramento

O Telemonitoramento em saúde é extremamente importante para a efetividade do acompanhamento e tratamento do paciente.

Qual a diferença entre a telessaúde e a telemedicina?

Ao falar sobre telessaúde, muitas pessoas confundem o conceito com telemedicina, afinal, são semelhantes.

No entanto, a principal diferença é o número de áreas que cada campo abrange.

A principal diferença entre telemedicina e telessaúde é que a telemedicina é uma área de atuação mais direcionada, enquanto a telessaúde é uma área muito mais abrangente. Se eu for resumir em uma frase, a telemedicina é uma categoria que existente dentro da telessaúde.

Benefícios da Telessaúde

Por fim, depois de entender mais sobre como a telessaúde funciona, também é importante conhecer seus principais benefícios.

  1. Otimização de tempo;
  2. Custos menores;
  3. Prestação de serviço mais assertiva;
  4. Acesso a areas remotas sem necessidade de deslocamento;
  5. Laudos médicos mais ágeis;
  6. Atendimento 24h 7 dias na semana;
  7. Monitoramento ativo;
  8. Entre outros;

Gostou desse artigo? Deixe sua dúvida ou elogio nos comentários. Para mais conteúdo como esse assine a nossa Newsletter gratuitamente.

13/01/2023
Postado por ivan moreira

Tag

Compartilhar

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Deixe um comentário

Faça sua busca

Categorias

Popular tag

plugins premium WordPress